Metodologia de Ensino  

Curso de Música com

Desenvolvimento Intelectual

O DOM DA DISLEXIA:

A dislexia é talvez a causa mais frequente de baixo rendimento e insucesso escolar. Na grande maioria dos casos não é identificada, nem corretamente tratada.

O objectivo desta publicação é dar a conhecer informações básicas desta perturbação, de modo a permitir aos familiares conhecer e identificar, principalmente nas crianças, mas também em infanto-juvenis e adolescentes  os sinais de risco precoces, colocar a hipótese do seu diagnóstico e encaminhá-las para uma avaliação e intervenção especializada.

O envolvimento com a MÚSICA, já desde cedo, pode desenvolver o cognitivo e ajudar tanto no tratamento quando no desenvolvimento de faculdades mentais que melhoram o desempenho cerebral.

O QUE É REALMENTE A DISLEXIA

 

• Um talento latente


• Transtorno de aprendizagem


• Efeitos de desorientação


• Problemas com a leitura


• Problemas com a grafia


• Problemas com a matemática


• Problemas com a escrita


• Transtorno de Defict de Atenção: TODA


• Falta de jeito EXISTE SOLUÇÃO!!!!!!!!!!!! O talento latente

Quando se fala em dislexia, em geral só pensamos em problemas: leitura, escrita, ortografia, matemática, troca de letras ou palavras, lentidão de aprendizagem.

O TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM É APENAS UM ASPECTO DA DISLEXIA:

 

A genialidade de muitas pessoas famosas que são disléxicas, não ocorreu apesar da dislexia, mas POR CAUSA DELA!

As mentes dos disléxicos funcionam do mesmo modo que as mentes dos GRANDES GÊNIOS.

O fato de terem um problema com leitura, escrita, ortografia e matemática não significa que sejam burros. A mesma função mental que produz um gênio pode também produzir esses problemas.

A FUNÇÃO MENTAL QUE CAUSA A DISLEXIA É UM DOM, UMA HABILIDADE NATURAL, UM TALENTO Habilidades dos disléxicos utilizam seus dons mentais para ALTERAR OU CRIAR PERCEPÇÕES. Altamente CONSCIENTES DO MEIO AMBIENTE. Mais CURIOSOS do que a média pensam, principalmente, em IMAGENS, em vez de palavras. São ALTAMENTE INTUITIVOS e capazes de muitos insights. Pensam e percebem de FORMA MULTIDIMENSIONAL (utilizando todos os sentidos). Podem vivenciar os pensamentos como realidade. São capazes de criar IMAGENS MUITO VÍVIDAS A DISLEXIA É O RESULTADO DE UM TALENTO PERCEPTIVO O que é a DISLEXIA.

A dislexia não é resultado de uma lesão cerebral ou nervosa.

Também não é causada por uma má formação do cérebro, do ouvido interno ou do globo ocular A DISLEXIA É PRODUTO DO PENSAMENTO E UMA FORMA ESPECIAL DE REAGIR AO SENTIMENTO DE CONFUSÃO.

Podemos e devemos aproveitar a parte BOA para desenvolver talentos musicais e, com a MÚSICA, corrigir  a parte que prejudica o desenvolvimento.
 

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

ESTUDAR MÚSICA – Um dos tratamento mais eficazes

A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza-se por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Independentemente do sistema classificatório utilizado, as crianças com TDAH são facilmente reconhecidas em clínicas, em escolas e em casa. A desatenção pode ser identificada pelos seguintes sintomas: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra; não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; dificuldade em organizar tarefas e atividades; evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; e ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias.


A hiperatividade se caracteriza pela presença freqüente das seguintes características: agitar as mãos ou os pés ou se remexer na cadeira; abandonar sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; correr ou escalar em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado; pela dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer; estar freqüentemente "a mil" ou muitas vezes agir como se estivesse "a todo o vapor"; e falar em demasia. Os sintomas de impulsividade são: freqüentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas; com freqüência ter dificuldade em esperar a sua vez; e freqüentemente interromper ou se meter em assuntos de outros.

É importante salientar que a desatenção, a hiperatividade ou a impulsividade como sintomas isolados podem resultar de muitos problemas na vida de relação das crianças (com os pais e/ou com colegas e amigos), de sistemas educacionais inadequados, ou mesmo estarem associados a outros transtornos comumente encontrados na infância e adolescência. Portanto, para o diagnóstico do TDAH é sempre necessário contextualizar os sintomas na história de vida da criança. Algumas pistas que indicam a presença do transtorno são: a) duração dos sintomas de desatenção e/ou de hiperatividade/impulsividade. Normalmente, as crianças com TDAH apresentam uma história de vida desde a idade pré-escolar com a presença de sintomas, ou, pelo menos, um período de vários meses de sintomatologia intensa.

A presença de sintomas de desatenção e/ou de hiperatividade/impulsividade por curtos períodos (dois a três meses) que se iniciam claramente após um desencadeante psicossocial (por exemplo, separação dos pais) deve alertar o clínico para a possibilidade de que a desatenção, a hiperatividade ou a impulsividade sejam mais sintomas do que parte de um quadro de TDAH; b) freqüência e intensidade dos sintomas.

 

Estude MÚSICA. O desenvolvimento agradável e progressivo anulam a progressão do dano.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Estrada do Cabuçu, 345 - Campo Grande - Rio de Janeiro - CEP 23.052-230

Telefone: 021 2413-0351

© 2019 por Koinomusic Escola de Música